segunda-feira, 16 de julho de 2012

Higiene no Canaril





Gaiolas
As gaiolas de arame galvanizado devee possível recomendo uma vez por ano antes de iniciar a época de criação uma limpeza geral das gaiolas e até mesmo pinta-las com tinta própria.

Utensílios
Os utensílios onde se metem os alimentos e água das aves devem ser especialmente bem lavados, pois assim evitasse muitos problemas de saúde dos canários. Eu lavo-os sempre num balde com Lixívia, e deixo-os durante uma semana de molho, depois lavo-os, depois de tarem lavados deixo-os secar ao sol.
Poleiros
Os poleiros de madeira devem receber um tratamento especial.
É onde as aves passam a maior parte do tempo, por isso convêm estarem sempre limpos, assim evita-se os parasitas, bactérias, microorganismos, que durante a noite atacam as aves, e que durante o dia se escondem em variados locais, para matar os parasitas recomendo um bom desinfectante, acho que é o suficiente para matar todos os parasitas. Os poleiros devem estar bem secos antes de serem metidos nas gaiolas, pois não vão os pássaros beber os restos de desinfectante que ficam nos poleiros, por isso devem ter substitutos desses poleiros para que os canários não fiquem sem poleiros num determinado tempo.
Banho com água
Como todo o ser humano as aves também gostam de tomar banho, pois recomendo pelo menos duas vezes por semana, coloque uma banheira aos seus canários, pois eles sozinhos vão tomar banho, se alguns não gostarem de água, recomendo um pulverizador ou um borrifador, e assim ajuda-os a tomar banho, mas atenção não lhes de em demasia, principalmente se estiver frio, pois a situações que o frio os pode levar a morte.

Banhos de Sol
Assim como o canários necessitam de um bom banho, também precisam de um banho de sol, assim ficam com o óptimo aspecto e recebem vitamina D que é indispensável no crescimento dos seres vivos.
Importante: os pássaros não devem ficar muito tempo ao sol, eu recomendo  entre as 8 a 9 horas da manha e de tarde após as 16 horas. Para saber quando deve retirar o pássaro do sol é  verificar se ele tem o bico aberto, após esse sinal ele deve ser retirado imediatamente do sol.
Unhas
Como nós humanos as unhas dos canários crescem, e dai devemos apara-las, mas regra geral só devem ser aparadas a pássaros com mais de um ano.
Para poder cortar as unhas dos canários é muito fácil, pegue no canário e segure-lhes nas patas e meta as unhas contra a luz, dai vai ver os veios que ele tem e as unhas devem ser cortadas cm o mais cuidado possível, pois ao mínimo corte em cima de algum veio a ave vai sangrar, e não deve ser nada bom para elas, por isso recomendo o máximo de cuidado.m estar sempre limpas, para isso recomendo o uso de papel absorvente ou até mesmo o jornal onde se obtêm o mesmo sucesso (ou forrar a chapa galvanizada), ajudando na limpeza e conservação da chapa.
As grades devem ser limpas pelo menos de 15 em 15 dias, por isso devemos ter estrados e tabuleiros a mais para serem logo substituídos. s

Sem comentários:

Enviar um comentário