sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chapim-real ( Parus Major )





O Chapim-real (Parus major ) é uma ave residente e nidificante em Portugal, distribuindo-se por todo o território nacional.O maior dos chapins portugueses ostenta uma magnífica plumagem colorida, que vale a pena procurar nas nossas florestas e bosques.

IdentificaçãoO chapim-real, tal como os seus congéneres, ostenta uma típica  máscara facial, com colar preto, capucho preto e faces brancas, e  uma lista preta que se estende da garganta até ao abdómen,  sendo esta lista mais larga no macho que na fêmea. O tom das  partes inferiores é amarelo, e cinzento-esverdeado no dorso, com  as asas azuladas. Tal como a maioria das espécies florestais, o  chapim-real é mais fácil de detectar auditivamente que  visualmente. Ainda assim, como não é uma espécie tímida, pode  ser seguida através das vocalizações permitindo aproximações.



Abundância e calendárioRelativamente abundante em zonas florestadas de todo o  génerodesde pinhais e montados até olivais e matas ribeirinhas e  também em parques e jardins. Distribui-se de norte a sul do país,  ocorrendo durante todo o ano.


Classificação: Ordem: Passeriformes; Família: Paridae; Género: Parus; Espécie:Parus major.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante"

1 comentário:

  1. Valter,
    Viemos retribuir sua vista.
    Muito bom seu blog, parabéns...
    Já nos tornamos seguidores.
    Um abraço
    Alexandre e Carla

    ResponderEliminar