sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pintarroxo ( Carduelis Cannabina )

Casal de Pintarroxo     


Embora seja bastante territorial durante a Primavera, no Inverno apresenta um comportamento gregário,  podendo ser observados bandos de grande dimensão nos campos agrícolas do nosso território, por vezes  em associação com outras espécies de granívoros.
Conhecido pelo seu cato suave, vibrante, é uma ave dos espaços abertos. Sendo normalmente solitário torna-se sociável no Outono formando bandos que se alimentam de sementes no solo.
 A sua nidificação ocorre de Maio a Julho, tendo de duas a três ninhadas de quatro a seis crias, o numero de crias diminui ao longo das posturas.
O seu ninho é em forma de taça feito de galhinhos e ervas, forrado de materiais mais delicados, situado numa pequena árvore ou moita (tojo).
Os seus ovos são azuis com pintas castanhas e são incubados durante duas semanas. 
Pintarroxo Fêmea
O Pintarroxo ou Pintarroxo-comum (nome científico: Carduelis cannabina L.) é uma ave comum em quase todo o território de Portugal continental e que também aqui nidifica.
Classificação: Ordem: Passeriformes; Subordem: Passeri; Família: Fringillidae; Género: Carduelis; Espécie: Carduelis cannabina.
(Reeditada)
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante" .

Pintarroxo Macho

Sem comentários:

Enviar um comentário