terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Diarreia nos Canários

"Um Caso a Ter em ATENÇÃO"



A diarreia nos canários, é um aumento no teor hídrico da porção fecal dos excrementos. A área pericloacal, a área que circunda o ânus, fica frequentemente suja com fe zes acumuladas nas penas e na pele. As fezes podem conter bolhas, sangue ou muco e podem ficar fétidas. Em muitos casos, o proprietário da ave acredita que a ave apresenta uma diarreia quando na verdade apresenta uma poliúria (um aumento na urina nos excrementos).

Diagnósticos Diferenciais para· Diarreia. Infecciosos :

a) Bacterianos: bactérias Gram-negativas (Borrelia, Campylobacter, Citrobacter, Escherichia coli, Pasteurella, Salmonella, Yersinia, outras), bactérias Gram-positi vas (Clostridium, megabactérias, Mycobacterium, Streptococcus, outras).

b) Clamidiais: Chlamydia psittaci.

c) Micoplasmáticos: Mycoplasma.

d) Virais: adenovirose, astrovirose, calicivirose, coronavirose, enterite viral dos patos, enterovirose, hepatite com corpúsculos de inclusão dos pombos (herpesvirose), influencia, doença de Marek, ortovirose, doença de Pacheco, parvovirose, poliomavirose, paramixoviroses 1, 3 e 5 (incluindo a doença de Newcastle) , OBPP, reovirose, rotavirose, doença causada por um agente semelhante a um togavírus, retrovirose (grupo leucosel sarcoma).e) Fúngicos: Candida.f) Parasitários: ascarídeos, Atoxoplasma, Capillaria, coccídios, Cochlosoma, Cryptosporidium, fascíolas, Giardia, Hexamita, Histomonas, Microsporum, Sarcocystis, solitárias, Toxoplasma, Trichomonas.

2. Metabólicos: hepatopatias. (Iipidose, hepatite), nefropatias, pancreatite, in suficiência pancreática.

3. Nutricionais: alteração dietética, mal nutrição crónica, alimentos com baixo teor em fibras ou alto em gorduras, teor hídrico alto na dieta (frutas, legumes e verduras).

4. Tóxicos: carbonatos, chocolate, colecalciferol, chumbo, nicotina, nitratos, organofosforados, sal, champos, zinco.

5. Físicos: obstrução gasto-intestinal, corpo estranho, hérnia abdominal, fecálitos, impactação com areia, postura de ovos iminente, atravessamento de oval peritonite.

6. Comportamentais: stress

7. Neoplásicos: papiloma cloacal.

8. Latrogênicos: antibióticos.

9. Não classificados: síndrome hemorrágica das ararinhas.

Sinais
As causas comuns de diarreia nos psitaciformes incluem clamidiose, enterite bacteriana, toxicose por chumbo ou zinco, ascarídeos e hepatopatias e, no caso das cacatuas e dos papagaios cinzentos africanos importados, as fascíolas.

A doença de Pacheco, poliomavirose, reovirose e candidíase também constituem causas razoável mente comuns nos psitaciformes.

Os canários e os passeriformes apresentam normalmente diarreia como resultado de enterite bacteriana ou de coccidiose. A diarreia nos mainás e nos tucanos resulta normalmente de hemocromatose, enterite bacteriana ou coccidiose. Os coccídios constitui em uma causa importante de diarreia nos pombos e nas aves de quintal.

As causas comuns de diarreia em aves jovens incluem enterite bacteriana, candidíase, poliomavirose e corpos estranhos gastrointestinais. Em geral, as aves jovens exibem sinais de infecção mais severos no caso de doenças parasitárias e virais.

As aves isoladas e as de colecções fechadas ficam normalmente doentes devido a enterite bacteriana, toxicoses, hepatopatias, doenças nutricionais, neoplasias, candidíase e corpos estranhos. Também se observam doenças bacterianas e virais cronicas (por exemplo, clamidiose, micobacteriose) e doenças com estados portadores.

As aves recém-expostas a outras aves ficam normalmente doentes como resultado de doenças infecciosas, incluindo doenças bacterianas, virais e parasitárias. Isto resulta de um stress e de uma exposição a uma doença infecciosa. As enfermidades que ocorrem em aves isoladas também ocorrem em situações de grupo.
As más técnicas de manejo, tais como a falta de procedimentos de quarentena, a compra de aves a partir de fontes não familiarizadas e a má higiene, aumentam o alastramento das doenças infecciosas. As dietas deficientes podem aumentar a susceptibilidade a doenças.
Suspeitam-se de etiologias infecciosas e tóxicas quando muitas aves são afectadas.
A anamnese dietética importante para uma ave com diarreia inclui o tipo da dieta, seu frescor.

As dietas com baixo teor em fibras, os alimentos ricos em gorduras e as dietas com um teor hídrico alto, por exemplo, abundância de frutas, legumes e ver duras, resultarão em fezes líquidas. O acesso restrito a areia pode resultar em uma impactação com areia.

Os alimentos embolorados ou anteriormente afectados podem conter mico-toxinas que podem causar hepatopatias. As dietasricas em gorduras (por exemplo, rações de sementes) e as dietas não balanceadas (deficientes em biotina, colina e metionina) podem levar a uma lipidose hepática.
Os factores ambientais importantes incluem o acesso a toxinas potenciais, higiene e a exposição a aves silvestres ou a vectores patológicos.
Porém em caso de diarreia, pro cure assistência veterinária, especializada em Aves, para um diagnóstico eficaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário