sexta-feira, 24 de abril de 2015

CICLO DOS OVOS E SUA ECLOSÃO

Ninho com Ovos Galados

Um ovo é pequeno, mais ou menos azulado e com manchas mais ou menos escuras.. A fêmea põe (de preferência de manhã) um ovo por dia até terminar a sua postura, ou seja quando colocar entre 1 a 8 ovos.
Pode acontecer que um dia passe entre a colocação de um ovo e o seguinte, é apenas uma pausa.
Deve remover os ovos a cada dia que a fêmea mete, substituindo por um ovo de plástico.
Os ovos de plástico são retirados, quando a fêmea mete o ultimo ovo, e substituidos pelos verdadeiros. (Este método é feito para que os passarinhos nascem, todos no mesmo dia, para não haver diferenças de idades entre irmãos de ninho, pois dois dias de diferença de irmãos nota-se bastante)
Deve colocar o ovo suavemente na ponta para baixo em uma caixa de sementes, enquanto aguarda sua reposição no ninho.

Ovos de Plástico


Ovos em Sementes


Caixa de sementes para a colocação dos ovos


A fêmea irá incubar seus ovos por um período de 12 a 17 dias.
Durante este período, ela raramente sai do ninho só para se alimentar e "esticar" um pouco, permanecerá dia e noite no seu ninho, mantendo a temperatura adequada, em ambos os lados do ovo.

O que faz o Canaricultor nesta altura?

O canaricultor deve aguardar primeiro até o dia 6 da incubação para verificar, se todos os ovos estão fecundados, ou não.
Existem várias métodos para ver se os ovos estão fecundados, usam uma lanterna, luz do dia, uma luz caneta etc...
Os ovos fecundados serão os ovos, que estarão escuros, e os não fecundados serão os que estiverem todos claros, só se notando a gema..

Verificação dos ovos
Caneta Lanterna


Incubação...

O filhote começa a se mover dentro do ovo, e por uma pequena fenda que se alarga gradualmente até a pequena criatura, agora pronto para respirar, colocar a cabeça fora da casca, auxiliado por a fêmea.
Se três horas após o início do surto, o canaricultor apercebe-se que o buraco da casca continua igual, devemos expandir suavemente a abertura, desta forma, damos ao passarinho oportunidade de continuar o seu trabalho sozinho.
Para uma eclosão boa podemos oferecer caso duvida, um banho no dia antes de nascimento dos ovos, no ultimo dia de incubação, que a fêmea tomando banho ira para o ninho, e dará humidade a casca do ovo, o que a tornará mais mole, para o dia seguinte o dia do nascimento.

Crias de Canários

Sem comentários:

Enviar um comentário