quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A Muda das penas nos Canários

Embora resistentes as penas das aves, com o passar do tempo, começam a perder o brilho e sua beleza, sendo necessario a sua substituiçao atravez do metodo natural da ave.É um processo normal na vida das aves, estando ligado a factores biológicos com as hormonas produzidas pela tiróide.A muda é anual e inicia-se logo a seguir à época de criaçáo.

Se o canário estiver bem alimentado, todo o processo é fácil e será aproximadamente entre 6 a 8 semanas.

Nesta fase, a ave pode perder parte das penas ao mesmo tempo, mantendo-se no entanto uma razoável quantidade de penas, para porteger o corpo do passarinho.

Se a temperatura estiver elevada, a muda pode-se antecipar e terminár mais cedo, com clima moderado e fresco, é normal haver atrasos na muda.

Nos adultos a muda de penas do rabo, asas e restantes partes do corpo, inicia-se do centro para as extermidades.

A das asas ocorre simultaneamente e aos pares, pelo corpo ocorre por inteiro e termina na cabeça.

As penas caem naturalmente e devagar, quase não se percebe que o pássarinho está a mudar, se voar com dificuldades ou começar a aparecer a pele, pode haver má alimentação ou outras causas: stress, luz artificial, correntes de ar etc..

Uns banhos de sol pela manhã ajudam bastante a muda, sempre com atenção ao facto do sobreaquecimento das aves, mantenha a higiene dos viveiros, e forneça banheiras com água limpa para banhos..

A MUDA NAS CRIAS:

Os filhotes nascem com uma finissima plumagem, e aos poucos vão aparecendo penas que quando saem do ninho já estão completas.

Estes, Tambem mudam novamente por volta do 3º, 4º mes de vida, é a chamada . Mudam somente as penas do peito cabeça, pois as das asas e rabo só quando completam um ano.

MUDAS PRECOCES: 

As mudas precoces são comsideradas aquelas em que as penas são trocadas fora de sua época.

Bruscas mudanças de ambiente, temperaturas muito elevadas, sustos anormais, luzes artificiais que acordam as aves durante o sono, entre outros factores, são causa de muda precose.

Um passarinho que entra em muda precoce é um passarinho triste e não canta, teremos que esperar, com paciência, o término do processo. Isto podera atrasar ou até mesmo anular a capacidade da ave para a reprodução. Deve-se proceder a uma alimentação mais cuidada e administrar alguns suplementos vitaminicos. Dar sossego aos passarinhos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário