quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Quistos nas Aves

Um quisto de penas num passarinho é o mesmo que um pelo encravado num humano... 

O quisto é maior, uma vez que as penas também são maiores que os pelos. Se a isto pensarmos que os pássaros são muito mais pequenos que nós, e têm um inchaço maior que o nosso podemos imaginar as complicações que isso acarreta.

Os quistos tem a forma oval e englobam uma pena ou um conjunto de penas. Apesar de poderem surgir em qualquer parte do corpo, eles surgem principalmente na zona da rabadilha (raiz da cauda).

Um quisto de pernas ocorre quando as pernas que estão a crescer não conseguem penetrar pela pele e vão ficando enroladas por debaixo da pele. À medida que as penas crescem o inchaço aumenta com um material pastoso feito de creatina.

Apesar de as penas encravadas poderem aparecer em qualquer raça.....

Existe uma predisposição genética para o seu desenvolvimento devido ao facto de muitos criadores fazerem cruzamentos com irmãos (consanguinidade) para apurar certas caracteristicas dos passarinhos, o que não é aconselhavel por vários motivos entre os quais pode vir a causar deformações internas nos filhotes como por exemplo aparecimento de quistos..

Outras das possiveis causas podem ser a : má nutrição, infecções principalmente deviso a ácaros que comem a raiz das penas, lesões ou traumas na zona onde o quisto se desenvolveu. 

É conveniente referir que um passarinho que tenha alguma vez tido um quisto nunca vai viver tempo como um passarinho (normal)...

Dependendo da localização, estes quistos podem ser bastante dolorosos para os passarinhos, se aparecerem numa zona onde causam pressão sobre um nervo ou sobre um órgão, os quistos podem causar modificações da estrutura interna e em casos extermos morte.... 

PREVENÇÃO:


Para tentar prevenir ao máximo as penas encravadas é recomendavel dar aos seus passarinhos uma alimentação muito variada porque a maior parte dos alimentos não é completa: Verduras variadas, Vitamina b, Saia Minerais, Ácido Fólico, Biotina e também são elementos recomentáveis para se evitar os quistos de penas...... 

Sem comentários:

Enviar um comentário